Guia de Cuidados Sénior

Guia de Cuidados a Séniores

Recursos sobre cuidados a séniores

A Comfort Keepers recolheu alguns recursos para famílias e prestadores de cuidados domiciliários, de forma a que possam aceder à informação mais recente sobre cuidados a séniores. Faça aqui o download gratuito do Guia de Auto-Avaliação Sénior, a melhor forma de determinar o estado e as necessidades dos seus familiares idosos.

Cuidar de um familiar

Se nunca tiver cuidado de um familiar sénior, podem levantar-se algumas questões, que o vão deixar um pouco confuso.

A Comfort Keepers está disponível para lhe oferecer um guia de planeamento rápido e prático, de forma a avaliar as opções possíveis para a prestação de cuidados. Durante o processo de envelhecimento ocorrem mudanças. Usando os seus 5 sentidos pode determinar quais os serviços de cuidados e apoio domiciliário que o idoso necessita. A Comfort Keepers sugere-lhe uma listagem de verificação dos indicadores chave para guiá-lo através deste processo. Estes indicadores permitem-lhe avaliar as necessidades actuais e futuras de apoio domiciliário aos seus familiares.

Plano de
cuidados

Serviço de apoio domiciliário

Variedade
de serviços

Solicitar Mais Informações

Os serviços de apoio a seéniores abrangem, tipicamente, a assistência e o acompanhamento na realização das actividades diárias. Se necessitar de ajuda para determinar o grau de cuidados que o seu familiar necessita, a Comfort Keepers poderá ajudá-lo na realização de um plano de cuidados adequado às necessidades e preferências de horário. Se o idoso preferir ficar na sua casa, nós providenciamos a ajuda necessária.

Existem muitas opções disponíveis nos cuidados para séniores. Sempre que desejar obter mais informações sobre os nossos serviços, não hesite em entrar em contacto com a Comfort Keepers mais perto de si. Na maior parte das vezes, as decisões relativas ao cuidado de seniores decorrem de lesões ou doenças, revelando-se urgente encontrar um serviço de apoio domiciliário ou de lar. Quando planeamos os cuidados, a médio e longo prazo, podemos fazer melhores decisões para todos os envolvidos e reduzir, significativamente, o stress e a preocupação na procura da melhor opção de cuidados familiares e pessoais.

Antes de contratar

Antes de seleccionar e contratar qualquer serviço para séniores, pergunte a si mesmo(a):

A empresa tem presença nacional? Os serviços são dedutíveis no IRS? É licenciada pela Segurança Social? É feita supervisão e acompanhamento contínuo do serviço? São feitas reavaliações regulares com o próprio e com os familiares? É feita uma visita inicial de avaliação gratuita e sem compromisso? Os colaboradores são rigorosamente seleccionados, com verificação de ferências e registo criminal? Para mais informações sobre como proceder antes de contratar, a Comfort Keepers criou um guia de respostas sociais para séniores com todos os esclarecimentos de que necessita

Doenças que requerem cuidados especiais

Cuidados interactivos

Os cuidados interactivos incluem, por exemplo:

> Passeios na vizinhança;
> Dançar e ouvir música;
> Realizar conjuntamente tarefas domésticas;
> Discutir acontecimentos actuais ou interesses pessoais;
> Ver álbuns de fotografias e ouvir as histórias de vida dos idosos;
> Realizar os mais variados passatempos: enigmas, actividades artesanais, ir às compras, à igreja, a centros de actividades para séniores, entre muitos outros.

Nutrição

Qual a importância de uma nutrição equilibrada na saúde dos séniores?

Frequentemente os seniores demonstram sinais de fadiga e falta de energia, resultantes de uma condição física debilitada, ingestão de medicamentos e outros factores típicos do processo de envelhecimento. Ingerir os alimentos ricos em certos nutrientes aumenta os níveis de energia e diminui o cansaço, funcionado estes como uma espécie de “combustível” que põe o nosso organismo a funcionar a toda a velocidade.