Nutrição

A importância de uma
nutrição equilibrada

O conceito de que “Nós somos aquilo que comemos” já não é novo. É um facto bem conhecido que uma dieta nutricional equilibrada contribui para uma saúde de ferro durante muitos e muitos anos.

Apesar de ser importante cultivar desde cedo os bons hábitos alimentares, um plano alimentar equilibrado torna-se vital para a saúde dos seniores, visto que ajuda a combater certas doenças e a evitar o aparecimento de outras. Os diabéticos e as pessoas com elevados níveis de colesterol, por exemplo, conseguem controlar a sua saúde, através de um plano alimentar com todos os nutrientes adequados às suas necessidades.

Como pode a Comfort Keepers ajudar o seu familiar a manter uma dieta equilibrada?

Frequentemente os séniores demonstram sinais de fadiga e falta de energia, resultantes de uma condição física debilitada, ingestão de medicamentos e outros factores típicos do processo de envelhecimento. Ingerir os alimentos ricos em certos nutrientes aumenta os níveis de energia e diminui o cansaço, funcionado estes como uma espécie de “combustível” que põe o nosso organismo a funcionar a toda a velocidade.

 

Porém, não é suficiente comer em quantidade, mas sim ingerir alimentos de qualidade, visto que a ingestão de produtos altamente calóricos e sem os nutrientes essenciais pode contribuir para o excesso de peso e debilitar a saúde dos idosos. Os alimentos aconselháveis para combater a fadiga são as frutas e vegetais; carne vermelha; peixe (salmão, atum); feijão; massa ou arroz integral; entre outros.

 

A Comfort Keepers sabe a importância decisiva que uma boa nutrição tem na saúde dos seniores e, para responder a qualquer dúvida acerca de um plano alimentar equilibrado, criou uma pirâmide alimentar pensada especificamente para as necessidades destes

Qual o papel da Comfort Keepers numa alimentação saudável da terceira idade?

Boa nutrição

A Comfort Keepers compreende a necessidade de uma alimentação saudável e assume um papel fundamental neste campo. Os nossos cuidadores sabem que uma boa nutrição está na base de uma vida independente e, com os seus conhecimentos nesta área, contribuem activamente para a rotina alimentar dos seniores ser equilibrada.

Refeições

Através dos cuidados interactivos, os cuidadores não cozinham apenas a refeição para o sénior, mas fazem questão de o envolver em todo o processo: desde a ida ao supermercado e a escolha dos ingredientes mais apropriados, até à preparação da refeição e aos ensinamentos daí advindos.

Dieta equilibrada

Dependendo das necessidades do sénior, o cuidador prepara uma dieta nutricional equilibrada e explicalhe quais os alimentos que deve ingerir para manter uma vida activa e saudável. Como a companhia e o carinho são elementos fundamentais para estimular o apetite, muitas vezes, os cuidadores tomam as refeições com os séniores.

Dicas e informações

Além dos cuidados domiciliários prestados pelos cuidadores, a equipa da Comfort Keepers disponibiliza as mais variadas informações acerca das melhores opções nutricionais para os idosos: pirâmide alimentar desenhada para os séniores, dicas para uma alimentação saudável, newsletters, entre outros guias de informação.

Pirâmide Alimentar

Qual o plano alimentar aconselhável para os séniores?

A Comfort Keepers criou uma pirâmide alimentar para as necessidades específicas da terceira idade. Esta pirâmide indica todos os alimentos que os seniores devem consumir ricos em vitaminas e fibras, de modo a garantir a melhor condição de saúde possível. A dieta recomendada é extremamente equilibrada e contribui para fortalecer física e psicologicamente os idosos, aumentar as suas defesas naturais e, ainda, evitar o aparecimento de doenças cardiovasculares. Uma alimentação saudável é imperativa para que os seniores tenham uma vida activa, independente e feliz na sua própria casa. De seguida apresentamos a pirâmide alimentar e propomos um plano alimentar de alto valor nutricional com indicações das porções e dos alimentos mais adequados às necessidades dos seniores, desde a base (nº1) até ao topo da pirâmide (nº5).

Pirâmide Alimentar Comfort Keepers para séniores

01

Consuma 8 copos de água por dia ou de outras bebidas, tais como batidos de fruta ou de vegetais, leite magro e chá.

02

Coma seis ou mais porções ricas em fibras como, por exemplo, uma fatia de pão de trigo e cereais; meio prato ou um prato pequeno de arroz ou massa integral; cereais integrais; entre outros.

03

Coma bastante fruta e beba sumos 100% naturais: um pêssego ou banana de tamanho médio; meia taça com frutos silvestres ou uma fatia de melão; um quarto de uma taça com damascos secos ou passas; 3 ou 4 copos de sumo de laranja natural. Além disso, é fundamental ingerir 3 ou mais porções ricas em vegetais – frescos, congelados ou enlatados. A dica é olhar para as cores: os mais ricos em nutrientes são verdes escuros, vermelhos, laranjas e amarelos.

Sugerimos

Um prato de alface; meio prato de abóbora ou batata doce; 3 ou 4 copos de sumos e/ou batidos com vegetais; meia taça de cenouras; meia taça de espinafres cozidos.

04

Coma duas ou mais porções destes alimentos ricos em proteínas. O feijão é uma boa fonte de fibras, proteínas e outros nutrientes. Escolha peixes, aves sem pele, carne magra ou ovos. Beba ou coma, 3 ou mais porções, de produtos lácteos com pouco ou nenhuma gordura. Se tiver dificuldade em ingerir leite, experimente outros lacticínios sem lactose ou adicione lactase ao leite.

Sugerimos

Um prato de lentilhas cozidas ou feijão; meia taça de pimentos; 4 colheres de sopa de manteiga de amendoim; 2 a 3 porções de peixes, aves sem pele ou carne magra, cozidos ou grelhados; meia taça de atum em conserva; 1 ovo ou um quarto de uma taça de um substituto do ovo; um copo de leite magro ou um iogurte; duas fatias de queijo magro.

05

Use com moderação os alimentos que aparecem no topo da pirâmide, como por exemplo, bolos, chocolates e óleo. Se quiser comprar chocolate, compre apenas os que indicam mais de 70% de cacau. O açúcar adiciona calorias mas não nutrientes para a dieta, por isso limite os alimentos e bebidas com adição de açúcar. Por sua vez, as gorduras saturadas provocam o aumento do colesterol, por isso evite óleos, margarinas e produtos com gorduras saturadas. Escolha óleos vegetais, tais como: milho, soja e azeite vegetal. Em geral não abuse dos condimentos e tenha especial atenção ao sal que, em excesso, aumenta a pressão arterial.

Dicas para uma alimentação saudável

– Concentre-se nos grãos integrais: arroz integral, aveia em flocos, pão integral, etc.
– Enriqueça os alimentos: adicione proteínas e vitaminas aos alimentos mais simples.
Exemplo: conjugar com as sandes, sopa ou arroz, queijo, carne magra e vegetais.
– Use sumo de limão, ervas e especiarias para potenciar o sabor dos alimentos.
– Coma várias vezes ao dia em menos quantidade.
– Coma legumes e frutas cruas.
– Escolha proteína magra e lacticínios ricos em cálcio.
– Pratique exercício físico para estimular o seu apetite.
– Utilize óleos vegetais e beba água em grandes quantidades para evitar desidratar.
– Tranforme as suas refeições em agradáveis sessões de interação social.

Monitorização da Saúde

Como detectar uma má nutrição nos séniores?

Estima-se que um em três seniores possam estar mal nutridos e se às vezes os sinais são evidentes, noutros casos detectar a má nutrição pode ser difícil. Neste sentido, a Comfort Keepers tem-se dedicado a estudar este tema e delineou um conjunto de cinco passos que as famílias podem seguir, aquando da observação dos seus familiares:

01

Estar atento a problemas físicos: nódoas negras, problemas dentários, perdas e ganhos de peso repentinos.

02

Perguntar aos seniores sobre os seus hábitos alimentares: Como mudaram os seus gostos e preferências?

03

Consultar um médico: discutir as necessidades nutricionais ou problemas específicos, adequados a cada sénior. Gerir bem a saúde, com uma atenção permanente ao possível aparecimento de doenças.

04

Consultar um farmacêutico: perguntar acerca de possíveis efeitos secundários dos medicamentos quando conjugados com determinados alimentos.

05

Fazer as visitas durante o período das refeições: a melhor altura para observar de perto os hábitos alimentares dos seus familiares.