Blog

10 Sintomas da Doença de Alzheimer

Doença de Alzheimer é uma patologia neurodegenerativa caraterizada pela perda progressiva da função mental, incluindo a degeneração do tecido do cérebro e a perda das células nervosas. De acordo com relatório da OCDE, Portugal tem 19.9 pessoas com demência em cada mil habitantes, cerca de 200mil casos, o número de casos com demência vai ascender 61% até 2037.

Doença de Alzheimer é uma patologia neurodegenerativa caraterizada pela perda progressiva da função mental, incluindo a degeneração do tecido do cérebro e a perda das células nervosas.

De acordo com relatório da OCDE, Portugal tem 19.9 pessoas com demência em cada mil habitantes, cerca de 200mil casos, o número de casos com demência vai ascender 61% até 2037.

Não existem ainda causas para esta patologia. Sobretudo ela acontece em pessoas com idade superior a 65 anos.

Normalmente, o Alzheimer começa na zona do cérebro responsável pela memória, principalmente a memória mais recente. Uma vez que, um dos os primeiros sintomas a ser detectado é  o esquecimento.

Às vezes, numa fase inicial podem surgir vários tipos de alterações de comportamento, tais como a apatia e o desinteresse. Se o doente não for devidamente estimulado é provável que vá ficar abstraído de tudo o que o rodeia.

A detecção precoce não só permite a possibilidade de realizar ensaios clínicos. Bem como, proporcionar aos doentes e famílias o planeamento do que está par vir e encontrar o tratamento mais adequado.

Em síntese, abaixo estão alguns dos sintomas iniciais mais comuns da doença de Alzheimer. Aos quais se deve tomar especial atenção. Caso estes sintomas sejam frequentes devem marcar imediatamente uma consulta médica.

Sintomas iniciais da doença de Alzheimer

Esquecer datas de eventos importantes, ou pedir regularmente a mesma informação;

Problemas de gestão financeira;

Desinteresse pelos passatempos ou hobbies favoritos;

Problemas de conversação;

Uso de palavras erradas em situações quotidianas;

Distúrbios de sono;

Alterações de humor e personalidade;

Trocar o lugar das coisas;

Incapacidade de realizar tarefas domésticas.

A nossa equipa de profissionais está treinada para identificar todas as mudanças no comportamento do paciente e reportá-las à família. Com o intuito de ajudá-los a permanecer  no conforto dos seus lares. Os nossos cuidadores fornecem todos os serviços domésticos, desde lavandaria, limpeza, bem como a preparação de refeições e transporte.

Saiba mais e contacte-nos hoje.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin