Blog

Manter os séniores saudáveis

seniores saudáveis

Assegurar que os seniores recebem a nutrição certa é vital. Especialmente para que se mantenham ativos. Pois muitas doenças podem ser evitadas. Ou aliviadas através da uma nutrição adequada. Contudo, outras considerações devem ser tidas em conta.

Os seniores que têm dificuldade em saber o que e quanto comer devem consultar o seu médico. Uma alimentação adequada não significa que a comida tem de ser insossa. E muito menos aborrecida. Os médicos podem encaminhar os seniores para nutricionistas. Podendo fazer sugestões sobre refeições saudáveis e nutritivas. Os que necessitam de ajuda na preparação de refeições podem obter ajuda de cuidadores. Permitindo-se o apoio na mercearia e na atividade de cozinhar. Os cuidadores profissionais podem ainda monitorizar a alimentação. Ajudando a seguir regimes alimentares prescritos.

Outras mudanças que o sénior pode fazer podem ser tão simples. Tais como desligar a televisão e socializar. Desenvolver atividades que promovam o bem-estar mental. Que também é benéfico. Interagir com os seus pares e família pode ajudar a afastar a depressão. Evitando-se que se isolem. Numerosos estudos têm mostrado que o isolamento social aumenta o risco do declínio cognitivos. Outros problemas de saúde são também possíveis. A perda de autonomia pode tornar-se uma realidade. Modificar hábitos pouco saudáveis. Deixar de fumar ou beber em excesso. Prevenir doenças debilitantes nos seniores e mantê-los saudáveis e independentes é uma prioridade.

Os Hábitos!

Adotar novos hábitos pode revelar-se mais fácil com apoio de quem se encontra próximo. Manter um programa de exercício físico revela-se mais fácil. Especialmente quando as desenvolvem estas atividades em conjunto. Pois é mais fácil receber a nutrição adequada quando as refeições são partilhadas. Os seniores que vivem sozinhos. E ou que necessitam de ajuda podem contratar cuidadores profissionais. Com o intuito de seguir planos de exercício e nutrição. Ou disponibilizar acompanhamento ao longo do dia. No entanto, consultas médicas regulares são relevantes.

É cada vez mais importante manter bem presente que os seniores são também parte integrante da nossa vida. Como tal, merecem os melhores cuidados e atenção. Criar condições para uma melhoria de qualidade de vida não basta. É preciso, em primeiro lugar, fomentar a recuperação de competências. E em segundo devolver o retorno a uma vida. Desejando-se assim que, embora, a dificuldade e complexidade que estas situações acarretam se possam caminhar no sentido da devolução da vida activa.

Acompanha-nos no Facebook, no Instagram ou no Linkedin

Partilhar

Share on facebook