Blog

Segurança para seniores na cozinha

seniores na cozinha

A cozinha é o lugar mais perigoso de uma casa para os seniores. Há questões físicas como a diminuição de equilíbrio, visão e reflexos – ou um sénior pode sofrer de Alzheimer ou outra demência. Por isso mesmo dedicamos estes conselhos para ajudar aos cuidados com seniores na cozinha.

 

Muitos dos acidentes e quedas com seniores na cozinha acontecem devido a fogos ao cozinhar. Por exemplo: água, gordura ou comida entornada no chão. Ou até mesmo pegar em objetos difíceis de alcançar, ferimentos com eletrodomésticos. Sendo o micro-ondas um dos principais perigos. Em suma, tudo representa uma fonte de preocupação. 

Para os tentar evitar, os seniores, familiares e cuidadores domésticos deveriam seguir estas dicas de segurança:


Dicas de Segurança


• Inspecionar a cozinha com um olho clínico – o que pode parecer inofensivo à primeira vista pode ser potencialmente perigoso. Verifique a cozinha por partes: comece do chão para os armários baixos, depois os balcões, seguidos dos eletrodomésticos e por fim os armários suspensos.

• Um eletricista deverá verificar a caixa de fusíveis e os disjuntores para se ter a certeza que as ligações na cozinha estão bem feitas. Acima de tudo, deve garantir que não há tomadas ou interruptores mais quentes do que seria normal.

• Proteção contra sobrecargas elétricas com interruptores do circuito de terra. Lembrar que todas as tomadas e interruptores têm cobertura e que não há extensões com sobrecarga.


Importante!


• Denotar que todas as extensões devem estar tapadas ou presas para prevenir acidentes. Manter os fios desviados de outros eletrodomésticos. Nomeadamente, mantendo-os longe dos lavatórios e dos bicos do fogão. Por outras palavras, os fios não devem estar pendurados dos balcões ou caídos no chão. Pois podem criar um potencial risco de queda.

• Colocar coberturas nas tomadas que não estão a ser usadas. E de maneira idêntica desligar os pequenos eletrodomésticos que não estão a ser usados.

• Atentar que o forno a gás tem um mecanismo que o desliga de forma automática caso o piloto se apague. Sendo que, uma pessoa da empresa de energia poderá fazê-lo.

• Verificar que o sistema de ventilação, bem como, o exaustor estão a funcionar normalmente.

• Adoptar um detetor de fumo, a funcionar, verificando as pilhas pelo menos duas vezes por ano.

• Procurar ter um extintor à mão, assegurando que a pessoa idosa sabe trabalhar com ele.

• Tirar os objetos que são usados mais vezes dos armários mais altos e mais baixos. Sobretudo, as gavetas dos armários mais baixos, para que os seniores não tenham de se dobrar tantas vezes. Primeiro, colocá-los em armários e gavetas fáceis de alcançar. Segundo, também a altura das bancadas dever ser regulada para os seniores que tenham dificuldades em baixar-se. Especialmente, para os que se encontrem numa cadeira de rodas.


Tenha também em atenção para:


• Fechar todas as gavetas e armários que não estejam a ser usados.

• Assegurar que todas as facas ou objetos afiados estão guardados nos locais próprios.

• Prender os tapetes com fita adesiva de dupla face. De modo a prevenir quedas.

• Primeiro, em relação a outros perigos de queda, as coisas entornadas devem ser limpas de imediato com produtos não tóxicos. Em segundo, verificar também que o frigorífico não tem fugas. Pois pode criar poças e apodrecer os chãos de madeira.

• Manter os líquidos inflamáveis fora da cozinha, armazenando-os em local seguro no exterior da casa.

• Deve ter em atenção sinais de baratas, formigas, ou infestações de insetos. Se necessário, contratar um exterminador.

• Uma vez por semana verificar a comida no frigorífico e deitar fora o que estiver expirado. Fazer o mesmo na dispensa e nos armários uma vez por mês.

Esperemos que estes conselhos possam ajudar a tornar os seniores mais seguros na cozinha. Não obstante, deverá ter em conta que a ajuda de um profissional é sempre importante. Em suma, a segurança de todos é fundamental!

A Comfort Keepers® também pode ajudar. Cuidamos dos seus entes queridos como se fossem membros da nossa família. Podemos realizar avaliações de segurança em casa, fazer recomendações e disponibilizar produtos de segurança para a casa dos seus familiares. Peça-nos mais informações ainda hoje.

Acompanhe-nos no Facebook, no Instagram ou no Linkedin.

Pode também ler mais conselhos e dicas como estas no nosso Blog

Partilhar

Share on facebook